PARTICIPE DAS OFICINAS GRATUITAS DE BIO-CONSTRUÇÃO NO IPEMA!


quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Paredes de Terra como alternativa para as construções convencionais.

A construção de edificações com terra faz parte da cultura popular brasileira. Paredes centenárias constituem até os dias de hoje a memória de nosso país. A emergência da sociedade de consumo adotou o concreto como a forma mais convenvional de se construir e acabou por deixar de lado a matéria-prima que se encontra em qualquer solo de um ambiente a ser habitado: a terra.
Resgatar essa tradição nos dias de hoje se torna imprescindível, onde a produção de resíduos aumenta a cada dia e os resíduos da construção civil são um grande problema paras cidades contemporâneas, tanto pela enorme quantidade quanto pelo tempo indeterminado de decomposição.
As paredes de terra possuem diferentes formas de aplicações e levam grandes vantagens quando comparadas as construções tradicionais. Normalmente a terra é tirada do próprio terreno a ser construído, seja nas fundações ou terraplenagem da área, além de possuírem um ótimo isolamento térmico, mantendo a energia, economizando em materiais não renováveis e ainda podem ser trabalhadas de forma a se criarem incríveis obras de arte.
A Bio-arquiteta Particia Latuf Marba, juntamente com a Engenheira Civil e Permacultora Valentine Von Roye focalizaram a Oficina de Construção com Terra em mais uma iniciativa do Eco-Projeto.
Nos dias 20 e 21 de Fevereiro de 2010 ocorreu a capacitação através de dinâmicas e muita mão na massa! Foram mais de 40 participantes experimentando diferentes técnicas de vedação: COB, pau-a-pique, tijolos de adobe, cordwood e paredes vivas. Confira as fotos!
(foto montagem of terra)
PARTICIPE DAS PRÓXIMAS OFICINAS E CAPACITE-SE EM
TÉCNICAS DE CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS! INSCREVA-SE!

Um comentário:

  1. Visitei casas feitas com terra em Pirenópolis -Go.Gostaria de saber como posso conseguir aprender para fazer em minha chácara de rondônia uma casa feita,com terra,banheiro compostável,horta etc.Gostaria de fazer até uma parceria,um local para visitação,cursos,sei lá. podem me ajudar?
    Meu terreno é de 250mt/150mt. Obrigada.Aguardo notícias. A propósito vivo em URUPÁ-Ro.

    ResponderExcluir