PARTICIPE DAS OFICINAS GRATUITAS DE BIO-CONSTRUÇÃO NO IPEMA!


segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

TELHADOS VIVOS: Conforto Térmico de forma ecológica e baixo custo de implantação.

O Eco-Projeto Centro Experimental de Tencologias Sustentáveis e Vivências Comunitárias ofereceu mais uma oficina no IPEMA nos dias 30 e 31 de Janeiro de 2010. A capacitação ocorreu de forma teórica e prática com a apresentação de diferentes técnicas utilizadas para a implantação de telhados vivos ou telhados verdes, focalizadas pelo Bio-arquiteto Marcelo Bueno, fundador do Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Altântica e o Biológo Eduardo Darwin, que trabalha com o Manejo Sustentável do palmiteiro Juçara nas Comunidades Tradicionais de Ubatuba e inserção de agroflorestas e hortas sucessionais.
As práticas da Oficina ocorreram com a adaptação de uma cobertura já existente na áera experimental do Instituto e a produção de alimentos sem insumos químicos e de forma sucessional em pneus usados.

As coberturas verdes além esteticamente bonitas, ajudam muito no conforto térmico das habitações e ainda podem otimizar a produção de alimentos em sua residência, uma ótima idéia para áreas restritas.

Bambu, tela de pinteiro e manta acrílica foram basicamante os materiais utilizados para a técnica escolhida, um sistema de fácil execução e baixo custo ambiental. Segundo o morador da habitação onde o telhado foi implantado a sensação térmica melhorou consideravelmente, "tornando o ambiente ficou muito mais agradável".









2 comentários:

  1. Um copo de água de “Coco Verde” de 250 ml gera mais de “1 Kg de lixo”.

    DESTAQUE: www.cocoverderj.com.br/coberturaverde.htm
    www.cocoverderj.com.br/jardimvertical.htm

    ResponderExcluir
  2. que a benção de Deus caia sobre vocês

    ResponderExcluir