A construção de edificações com terra faz parte da cultura popular brasileira. Paredes centenárias constituem até os dias de hoje a memória de nosso país. A emergência da sociedade de consumo adotou o concreto como a forma mais convenvional de se construir e acabou por deixar de lado a matéria-prima que se encontra em qualquer solo de um ambiente a ser habitado: a terra.
Resgatar essa tradição nos dias de hoje se torna imprescindível, onde a produção de resíduos aumenta a cada dia e os resíduos da construção civil são um grande problema paras cidades contemporâneas, tanto pela enorme quantidade quanto pelo tempo indeterminado de decomposição.
As paredes de terra possuem diferentes formas de aplicações e levam grandes vantagens quando comparadas as construções tradicionais. Normalmente a terra é tirada do próprio terreno a ser construído, seja nas fundações ou terraplenagem da área, além de possuírem um ótimo isolamento térmico, mantendo a energia, economizando em materiais não renováveis e ainda podem ser trabalhadas de forma a se criarem incríveis obras de arte.
A Bio-arquiteta Particia Latuf Marba, juntamente com a Engenheira Civil e Permacultora Valentine Von Roye focalizaram a Oficina de Construção com Terra em mais uma iniciativa do Eco-Projeto.
Nos dias 20 e 21 de Fevereiro de 2010 ocorreu a capacitação através de dinâmicas e muita mão na massa! Foram mais de 40 participantes experimentando diferentes técnicas de vedação: COB, pau-a-pique, tijolos de adobe, cordwood e paredes vivas. Confira as fotos!
(foto montagem of terra)
PARTICIPE DAS PRÓXIMAS OFICINAS E CAPACITE-SE EM
TÉCNICAS DE CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS! INSCREVA-SE!